Fontes Bibliográficas e Bibliografias sobre a temática afro-brasileira
Créditos: https://avozdaserra.com.br/noticias/evolucao-do-livro-ao-surgimento-dos-e-books
Coleção História Geral da África
A UNESCO e o Instituto humanize uniram esforços a fim de colaborar para a promoção da equidade racial e o combate ao racismo. Nesse sentido, as duas instituições apoiaram a produção da nova edição em português da coleção História Geral da África (HGA), que tem como objetivo contar a história do continente a partir da perspectiva dos próprios africanos.
Sobre a Coleção HGA
A Coleção HGA foi produzida ao longo de 30 anos, por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.
A obra permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outros povos por meio de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida a partir de dentro do continente. Por isso, ela é considerada um divisor de águas na historiografia da região, ao romper com a racialização sistemática que contamina os manuais de história da África.
A Coleção HGA-UNESCO também contribui para a transformação das relações étnico-raciais no Brasil. Isso porque, além de oferecer um material de alta qualidade para pesquisadores, a obra serve de base para a criação de materiais pedagógicos para a utilização de estudantes em sala de aula.
-
Metodologia e Pré-História da África. Editor: Joseph Ki-Zerbo
-
África antiga. Editor: Gamal Mokhtar
-
África do século VII ao XI. Editor: I. Hrbek, Mohammed El Fasi.
-
África do século XII ao XVI. Editor: Djibril Tamsir Niane
-
África do século XVI ao XVIII. Editor: Bethwell Allan Ogot.
-
África do século XIX à década de 1880. Editor: J. F Ade Ajayl
-
Africa sob dominação colonial, 1880-1935. Editor: Albert Adu Boahen
-
África desde 1935. Editor: Ali A. Mazrui.
Machado de Assis - Obra Completa
O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.
Acompanham o “prato principal” das obras completas, além dos vídeos produzidos pela TV Escola, informações introdutórias sobre a vida e a obra do autor, adaptadas de fontes confiáveis, como a cronologia preparada por Galante de Souza para a Revista do Livro (INL/MEC), em 1958, e a página eletrônica da Academia Brasileira de Letras. Necessário observar que o propósito das seções Cronologia e Bibliografia não é trazer informações novas ou exaustivas sobre o autor, mas possibilitar ao usuário acesso a informações básicas sem precisar recorrer de imediato a outras fontes.
Já a seção O autor e a obra procura conjugar momentos distintos da interpretação da obra machadiana, ao publicar fragmentos de autores contemporâneos de Machado e ao viabilizar o acesso a uma amostra significativa da atual produção acadêmica sobre o tema. As teses e dissertações relacionadas nessa seção estão publicadas no Portal Domínio Público. Para ter acesso gratuito ao conteúdo completo, é só fazer um cadastro no sistema. Complementa a homenagem uma relação de endereços de outras páginas na internet com materiais de qualidade relativos a Machado e sua obra.
Disponível em: http://machado.mec.gov.br/
Acesso em 08 de Julho de 2022.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
Nelson Mandela