Plataforma de conteúdo e acesso à informação

O afrofile® se materializa como uma plataforma de conteúdo que facilita o acesso às informações da

história e cultura afro-brasileira para todos os professores, estudantes, pesquisadores e público em geral.

 
 
 
Fale conosco
 
 

Pronúncia

Afro-fa-iêl

 
 
 
 

Afro

Faz menção a origem das civilizações e a história de transformação das fronteiras geográficas e culturais que criaram a cultura afro-brasileira.

 

File

Traz consigo a memória do vivido e o armazenamento do novo, do que ainda vamos viver.

 

Nossa plataforma

Somos a intersecção
entre pessoas, conhecimento e tecnologia.

Essa é a nossa base para atender às reais necessidades de mudança nas pessoas e organizações quando o assunto é equidade étnico-racial. Caminho fundamental para a construção de soluções relevantes e adequadas para os problemas atuais.

Saiba como podemos apoiar sua empresa ou instituição

Fale conosco
 

Através de um experiente time multidisciplinar, promovemos conteúdos exclusivos, personalizados, baseados em fontes seguras, de qualidade e que possam difundir e promover impacto na sociedade.

 

NOSSO
MÉTODO

>
Escuta

Desenvolvemos uma abordagem que parte da escuta como o primeiro passo para que a solução resolva as necessidades reais e específicas dos espaços e pessoas. Garantindo adequação e assertividade.

>
Análise

Permite identificar as informações necessárias para entender o cenário de atuação e transformação do projeto.

>
Concepção

Nessa etapa as dinâmicas participativas permitem que os envolvidos estejam no processo de concepção das soluções que vão trazer possíveis resoluções.

>
Validação

Teste fundamental para colher feedbacks, ajustar rotas, otimizar investimentos e identificar se a solução atende as dores das pessoas.

>
Aplicação

Passo final para que as mudanças comecem a ser percebidas e efetivas. Momento de implantar as propostas que foram criadas a partir do entendimento correto das necessidades.

Origem do desafio

 

Em pesquisa realizada com professores e público em geral identificamos que a dificuldade de acesso aos conteúdos, a insegurança relacionada à confiabilidade das fontes e o volume disperso de informações nas redes impede que o conhecimento absorvido gere ações que garantam mudanças efetivas.

 
 

Principais aprendizados da pesquisa:

 

90%

do público acredita, que deva existir ações que promovam a igualdade racial no Brasil.

75%

dos professores buscam informações em sites especializados.

80%

dos professores acreditam que existe dispersão de informações sobre a história afro-brasileira e que isso atrapalha a abordagem do tema nas instituições de ensino.

34%

dos entrevistados não conhecem nenhum artista ou ativista que tenha influenciado a história afro-brasileira no país.

52%

do público geral entrevistado, não conhece a lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio.
 

Metodologia como caminho de inovação.

Ouvir, identificar, analisar e agir.

 
  1. Juntos, munidos de conhecimento e tecnologia adequados para cada realidade pessoal e organizacional somos capazes de seguir em direção à mudança.

  2. Aqui, escutamos, identificamos as necessidades, mapeamos as informações, produzimos as hipóteses e levantamos as dúvidas que geram as respostas.

  3. Só então, através de estudos qualitativos e quantitativos dos mais diversos perfis (pessoas pretas e não-pretas), elaboramos nossa metodologia e o nosso primeiro produto, a plataforma afrofile®.

 

Resultado

Essa é a jornada que queremos partilhar para ampliar a atuação em rede, rumo à uma sociedade brasileira mais engajada e preparada para lidar com a diversidade étnico-racial.

Empresas e Redes de Educação, vamos agir juntos?

FALE CONOSCO
 

Metodologia que parte da escuta

Refletindo no problema e acolhendo a dor

O processo de escuta ativa, através da pesquisa foi fundamental para entender o contexto do problema a ser resolvido e acolher a dor de cada um dos públicos consultados.
A participação de pessoas que conhecem os problemas abordados, foi determinante para chegarmos no melhor resultado.

Daí foi possível avançar para o debate e construção de uma solução que efetivamente atendesse às estas dores.

Resultando na criação da nossa metodologia como uma ferramenta orgânica e por isso eficiente, já que resulta da necessidade concreta daqueles que estão ou querem estar compromissados com a equidade no campo da diversidade social.

Vamos conversar
 

EDUCAÇÃO E MEMÓRIA AFRO-BRASILEIRA